Make your own free website on Tripod.com

WRESTLING
História

Home

História
A Luta
Wrestling Curitiba
Treinamento
Musculação
Biomecânica da Luta
Fotos de Golpes
Links
Agradecimentos
Autor
Contato

Como tudo começou…

História

ESPORTE MILENAR

De todas as atividades esportivas, a luta é a mais antiga da História da humanidade, já que corresponde a uma das primeiras preocupações do homem: sua sobrevivência.

A Luta sempre esteve presente na sociedade humana durante o curso da história. Não tem um criador, como outras modalidades esportivas: é uma criação popular através de milênios. Tem sido praticada por todos os povos, em todas as épocas da história humana.

Para se ter uma idéia nos Jogos Olímpicos de 776 a.c, o primeiro da Era Antiga, já era considerado um esporte antigo.

Não há uma data certa para a criação da luta greco-romana. Mas há documentos que mostram que indicam que os egípcios tenham sido os criadores. Os primeiros documentos históricos sobre a luta se remontam a 5000 a.C. Do Antigo Egito se conhece de técnicas que se assemelham muito com as técnicas dos lutadores contemporâneos.

Foi introduzida na Grécia pela influência deste povo e de outros povos da Ásia.



A luta foi mais tarde um esporte romano. Sabe-se que o nome greco-romana surgiu exatamente dos duelos entre gregos e romanos, séculos antes de Cristo.

Desapareceu no século IV d.C, mas tornou a aparecer na Guerra dos Cem Anos, época durante a qual príncipes e duques possuiam para seu entretenimento equipes de lutadores, que se enfrentavam, e por sua vez, eram muito bem pagos.

No século XVI, se celebrou uma batalha entre o rei da França, Francisco I, e o da Inglaterra, Enrique VIII, cuja equipe de lutadores venceu a francesa. Francisco I venceu a revanche que se seguiu.

Com o tempo, a luta se desenvolveu com diferentes modalidades em todos os continentes, da luta senegalesa o "catch", passando pelo sambo russo e pela luta bretã.

Finalmente, um francês chamado Exbrayat, antigo soldado de Napoleão, codificou as regras da luta greco-romana na França no século XIX, introduzindo regras que proibiam as chaves abaixo da cintura e as torções e chaves dolorosas.

Apenas em 1904 aconteceu o primeiro campeonato mundial de Luta. Foi em Viena, apenas no estilo Greco-Romana.

HISTÓRIA NAS OLIMPÍADAS

Nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, a luta ocupava lugar privilegiado formando parte do pentatlo, como disciplina independente e mais tarde no "pancrace" (luta mais o boxe).

A luta figurou no programa dos XXVIII Jogos Olímpicos da Antigüidade (700 a.C), quando Euribotes foi o primeiro a escrever seu nome no pódio olímpico.

A Luta esteve presente nos primeiros Jogos da Era Moderna, em Atenas/1896 somente no estilo Greco-Romana e em uma categoria: os superpesados, com apenas 5 competidores.

Nos Jogos de Paris foi a única vez que ficou fora do programa dos Jogos.

Fora as Olimpíadas de 1900, a Luta sempre figurou no programa dos Jogos.

Em 1904, em Saint Louis-EUA, os estadunidenses organizaram somente um torneio de Luta Livre, a mais popular em seu país, deixando de realizar o torneio de greco-romana.

Os dois estilos figuraram conjuntamente no programa olímpico de 1908, mas novamente em 1912 (Estocolmo), os organizadores dos Jogos decidiram excluir a Luta Livre por ser considerada violenta. Esta edição dos Jogos, então, ficou limitada à greco-romana.

Os dois estilos estiveram junto novamente na Olimpíadas de Amberes e esteve presente em todos as Olimpíadas seguintes, nas duas categorias e tem sido desenvolvida em todos os países.

Em Sydney, estiveram presentes oito categorias de peso por estilo, frente a 10 por estilo dos Jogos anteriores. Em 2004, será a luta feminina que terá sua aparição no programa olímpico.

Categorias Olímpicas

1904 - 48kg (não disputada de 1908 a 1968), 52kg (não disputada de 1908 a 1936), 57kg (não disputada de 1912 a 1920), 62kg (não disputada em 1912), 68kg (não disputada em 1912), 74kg (não disputada de 1908 a 1920), 130kg (no disputada en 1912)

1920 - acrescentou-se a categoria de 90kgs

1972 - acrescentou-se a categoria de 100kgs

2000 - Nova definição das categorias: de 48 a 54kg, 58kg, 63kg, 69kg, 76kg, 85kg, 97kg, de 97 a 130kg