Make your own free website on Tripod.com

WRESTLING
Biomecânica da Luta

Home

História
A Luta
Wrestling Curitiba
Treinamento
Musculação
Biomecânica da Luta
Fotos de Golpes
Links
Agradecimentos
Autor
Contato

EQUILIBRIO E ESTABILIDADE SAO FUNDAMENTAIS.

O equilíbrio e a estabilidade são princípios mecânicos importantes no desempenho de habilidades esportivas. Equilíbrio envolve coordenação e controle. Em habilidades com pouco movimento e habilidades dinâmicas, os atletas necessitam mantê-lo. Qualquer força externa, gravidade, atrito, resistência do ar ou força aplicada contra o atleta diminui o seu desempenho.
Estabilidade implica na "quantidade de resistência que o atleta coloca contra o distúrbio de seu equilíbrio". Para o atleta se manter estável, ele deve gerar mais resistência contra as forças externas. Um lutador de sumô com as duas mãos no chão e agachado está mais estável que um bailarino na ponta dos pés. É mais fácil desestabilizar o bailarino que o lutador de sumô.
Já a estabilidade linear está relacionada com a massa, inércia e com a massa do indivíduo em movimento. Aumentando quaisquer desses fatores, aumenta-se também a estabilidade. Indivíduos com grande quantidade de massa corporal tem muita estabilidade, portanto, na luta greco-romana atletas mais pesados tem mais estabilidade que os com peso inferior.
O atrito também age sobre o atleta dificultando os seus movimentos. Um atleta com grande massa é pressionado muito mais contra o solo ou uma superfície de apoio, independente do tipo de apoio.
Na luta olímpica, a estabilidade rotatória está presente; ela é a "resistência de um atleta ou de um objeto contra ser inclinado, tombado, posto em pé ou girado em círculo". Quando o atleta tem estabilidade rotatória, ele consegue resistir ao efeito desestabilizador do torque. Este último prejudica o equilíbrio do atleta e provém de fontes externas (gravidade e resistência ao ar.
A posição de defesa que um lutador mantém no tablado é a de equilíbrio estável, pois, mesmo que este se desloque, o lutador terá que aplicar um grande torque para levantá-lo e rodá-lo para mudá-lo de posição.
Um atleta aplica o torque para que complete com o torque gerado na direção oposta pelo lutador na defesa. Sendo assim, o "peso corporal do lutador em defesa age como a resistência e sua mão, como eixo de rotação. O atacante tenta aumentar o efeito rotativo que está sendo aplicado em seu oponente, aumentando a força que está aplicando e o comprimento do braço de força que está usando". O lutador na defesa não pode aumentar seu peso corporal durante uma luta , mas ele tenta manter seu braço de resistência o mais estendido possível.
Um lutador, deitado com o rosto para baixo, braços e pernas abertos sobre o tablado se desloca imediatamente quando o oponente pega o seu braço ou perna para virá-lo, de maneira que o atacante nunca consegue uma posição boa de alavanca.
Os princípios mecânicos que determinam a estabilidade rotatória máxima ou mínima serão analisados a seguir. Os atletas aumentam sua estabilidade quando:
a ) "Aumentam o tamanho de sua base de sustentação ". Quanto maior a base de sustentação de um atleta, maior sua estabilidade.
b ) "Sua linha de gravidade cai dentro de um perímetro de sua base de sustentação". Quanto mais próximo da base de sustentação a linha da gravidade cair, mais estável o atleta se torna. Quanto mais próximo da borda da base de sustentação a linha de gravidade cair, mais instável o atleta se torna. Quanto maior a base, mais fácil para o atleta garantir que essa linha vertical caia dentro da base.
c ) "Quando abaixam o centro de gravidade". Um atleta, cujo centro de gravidade é alto em relação à sua base de sustentação, está menos estável que um atleta cujo centro de gravidade é mais baixo. Lutadores utilizam o princípio de abaixar o centro de gravidade ou se deitam no tablado na defesa nos combates. Na luta greco-romana, eles abaixam o centro de gravidade e também aumentam sua base de sustentação. Assim, eles aumentam sua estabilidade em duas vezes, dificultando o oponente em derrubá-lo.
d ) "Aumentam sua massa corporal". Um atleta mais pesado e com mais massa é mais estável do que um com menor massa corporal. Por isso existem as divisões de peso do esporte de combate. Quanto mais pesado forem os lutadores, mais forte (e torque) será necessário para desequilibrá-los e tirá-los da posição.
e ) "Estendem sua base na direção de uma força vinda contra eles". Em qualquer tipo de base utilizada, a estabilidade aumenta se a base de sustentação do atleta aumentar em direção à força, que pode ser externa, aplicada por um atleta.
f ) Deslocam sua linha de gravidade em direção à força ("Aumente sua base em direção à força e desloque seu centro de gravidade em direção à ela"). Os atletas de esportes de combate devem se conscientizar do perigo do deslocamento do centro de gravidade para perto da base de sustentação. Numa competição quando um atleta está "empurrando e se inclinado em direção ao seu oponente e este está fazendo o mesmo, seu centro de gravidade está perto da borda anterior da sua base".